sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sobre o pequenino e orelhudo Feneco...

Feneco é o nome comum de um pequeno canídeo dos desertos do norte da África.Seu corpo tem aproximadamente 35,7 a 40,7 cm de comprimento; a cauda espessa tem cerca de 17,8 a 30,5 cm de comprimento. O feneco é marrom claro, quase branco e se assemelha a sua parente, a raposa, exceto por suas orelhas eretas, que têm o tamanho de sua face.
Esse animal pode cavar rapidamente e quando perseguido, parece "mergulhar" na areia. Sua toca é forrada com um conjunto de materiais macios, como tufos de pêlo e penas. Geralmente, o feneco dorme de dia e sai à noite para procurar sua presa.

Ele se alimenta de ratos, pequenos pássaros, lagartos e insetos e às vezes, suplementa sua dieta com frutas. Algumas vezes, o feneco bebe água de poços, embora estudos sugiram que ele não precisa fazer isso. A habilidade dos fenecos de viver sem água por períodos de tempo indefinidos é uma adaptação ao seu habitat desértico.
A espécie está em baixo risco de extinção.

Curiosidades:
  • O feneco é o menor dos canídeos, menor que o gato doméstico, mas possui as maiores orelhas em proporção ao corpo.
  • As suas orelhas são tão sensíveis que ele pode ouvir insetos, como besouros e gafanhotos, andando na areia.
  • Seu pêlo espesso parece incomum para um animal do deserto; porém, devido a seus hábitos noturnos, o feneco necessita de isolamento térmico para protegê-lo das noites frias do deserto.
  • Eles passam o dia em tocas subterrâneas, que são interligadas para criar uma comunidade subterrânea aconchegante.
  • Geralmente, são caçados por suas peles ou vendidos como animais de estimação.

Fonte: A fonte dessa pesquisa vem de um jogo educativo chamado "Zoo Tycoon 2".






Sobre o Lobo Etíope...


O Lobo Etíope é parente distante do chacal e às vezes é chamado de raposa simiana. É o único tipo de lobo na África; é encontrado somente em algumas montanhas na Etiópia e na Eritréia.
São animais carnívoros e geralmente se alimentam de roedores. Eles caçam desenterrando os roedores de suas tocas. Às vezes, andam lentamente e em silêncio pelas áreas onde sabem que há muitos roedores, perseguem um deles e arrebatam do chão. Em algumas raras ocasiões, os Lobos Etíopes agem em conjunto para abater um animal maior, como uma ovelha ou um antílope jovem.
O Lobo Etíope está em vias de extinção. Restam apenas cerca de 400 espécimes adultos no mundo. A espécie é protegida oficialmente pelo governo da Etiópia e uma organização foi fundada na universidade de Oxford, na Inglaterra, para tentar salvar essa espécie.

Curiosidades:

  • Embora normalmente o período de atividade do Lobo Etíope seja diurno, pode se tornar noturno de vez em quando caso ele se sinta ameaçado por humanos nas proximidades.
  • Somente o macho e a fêmea dominantes em um bando procriam, mas os outros lobos ajudam a criar os filhotes.
  • Eles usam sua urina com cheiro forte para marcar o território.


Fonte: A fonte dessa pesquisa vem de um jogo educativo chamado "Zoo Tycoon 2".

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Fugindo mais ainda do assunto... Diário de Dona Mel

Agora é melhor mudar de assunto... Vamos falar da Mel... Primeiramente, a Mel é minha cadelinha poodle... Vou falar sobre o comportamento e outras coisas sobre ela!

A Mel veio para o nosso lar no mês de Novembro de 2006, ou seja, esse ano vai fazer 3 anos que ela está com a gente.
O mais engraçado, é que quando fomos conhecê-la, ela já veio tentando descer as escadas da casa de sua antiga dona para nos fazer festa! Ela tem dois irmãos que foram adotados antes dela... Ficou ela e os pais. E um tempo depois os pais dela tiveram mais filhotes.
Bom... a Dona Mel é branca, seu porte é um meio médio vamos dizer. Muito sapeca, adora uma meia, se ela vê alguma já se prepara para o "ataque"! Minha mãe quando marca tosa e banho pra ela, não gosta que façam a pelagem do poodle francês. Minha mãe gosta dela que nem uma ursinha... Já pra mim tanto faz!
Outra curiosidade é que ela rói muito as patas... Nós e a veterinária dela desconfiamos que seja estresse, porque ela não sai sempre de casa... Só uma vez na semana, ela sai geralmente sábado à noite. Ela não pode nem pegar sol se não começa a ter febre muito alta e convulsão. Nós nos preocupamos, mas não sabemos o que pode ser... Se alguém souber, por favor, poste nos comentários a sugestão! Obrigado!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sobre o Addax nasomaculatus (Adax)...


O Adax é um mamífero artiodáctilo da família dos bovídeos, antigamente espalhado pelas regiões desérticas no norte da África, do oceano Atlântico ao Rio Nilo. É bem parecido com o Órix Cimitarra.
Possui longos cornos anelados desenvolvendo-se em espiral. Próprio das regiões de deserto, atinge 1 m de porte, possuindo cascos largos e arredondados, bem adaptados à marcha sobre a areia. A sua cor é amarelada, com cabeça e pescoço negros, sendo a cauda e as patas brancas.
É o único representante do gênero Addax da sub-família Hippotraginae.
Hoje se encontra em grande risco de extinção, restando poucos exemplares no Chade, em Mali, na Mauritânia e na Nigéria.
Alimenta-se preferencialmente de gramíneas. Na falta dessas pode comer acácias e outras leguminosas.
O Adax é um animal gregário. Hoje em dia são encontrados em pequenos grupos vagando pelo deserto em busca de comida. Antigamente era possível que as manadas contivessem mais de mil animais. O bando é liderado por um macho mais velho e contém tanto machos quanto fêmeas.
Tem hábitos noturnos e crepusculares. Durante o dia ele se protege do calor repousando em covas rasas que escava na areia do deserto.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Sobre os Orangotangos...

O orangotango (cujo nome vem de duas palavras da língua malaia que, juntas, significam "pessoa da floresta") é um animal quadrúpede da ordem dos primatas que vive nas florestas da Indonésia e da Malásia.
Têm entre 1,10 e 1,40 m de altura, o que os faz a segunda maior espécie de primata do mundo.
Não existem muitos interesses comerciais em caçar os orangotangos, entretanto a ocupação humana nas áreas florestais de Sumatra e Bornéu colocou os orangotangos na lista de animais ameaçados de extinção. Segundo os cientistas, restam pouco mais de 100000 orangotangos no mundo, sendo que o rápido crescimento do ritmo da devastação permite fazer a previsão que a extinção da espécie ocorrerá em algumas décadas.
Os orangotandos são animais territorialistas, para demarcar território o macho dá um grito estrondoso que avisa os outros orangotangos para não entrarem em seu "território". Os machos adultos são pouco sociáveis, e procuram as fêmeas uma vez por ano, na época da seca. Uma característica sexual notável é o crescimento de "abas" nas laterais da fronte e no pescoço dos machos maduros, o que lhes dá um aspecto bastante peculiar.
As fêmeas vivem em grupos, mas aparentemente sem a mesma hierarquia encontrada em outras espécies de antropóides. Os filhotes nascem após nove meses de gestação, passando a ficar agarrados aos pelos longos das costas da mãe. No ambiente silvestre, a taxa reprodutiva é baixa, o que contribui mais ainda para o risco de extinção da espécie.

Fonte: Wikipédia

Sobre o Tigre-de-bengala...

O tigre-de-bengala é uma das 8 subespécies de tigre. É uma das espécies mais ameaçadas de extinção dentre os grendes felinos do planeta, seja pela caça ilegal ou pela destruição de seu habitat. Estima-se que em 2008 existam cerca de 500 tigres-de-bengala livres no planeta; três das nove subespécies de tigres que existiam no planeta já estão extintas e outras tendem a desaparecer pelo cruzamento genético entre subespécies diferentes.
Fundações como a WWF tomaram a frente da responsabilidade de propiciar a preservação dos tigres, mais especificamente do tigre-de-bengala e do tigre-siberiano que é ainda mais raro no planeta. Estima-se que o percentual de tigres na Ásia hoje seja 40% menor do que em 1995, graças a esforços e ajuda humanitária, cerca de 15% já foi recuperado.
Sua altura é de 90 cm e pode chegar até 1 m. O comprimento da fêmea é de 1,14 m até 2,60 m. Já o do macho é de 2,60 m até os 3 m. A cauda tem de 60 a 95 cm. A fêmea pesa de 210 a 252 kg. Já o macho pesa de 266 a 302 kg. A gestação é de 100 a 108 dias, e a ninhada pode ser de 1 até 4 filhotes. O tempo de vida é de 20 anos.
O tigre-de-bengala, até o começo do século XX, habitava quase toda a Índia (com exceção do extremo norte e da Península de Kathiawar), Bangladesh, leste do Paquistão, sudoeste da China, oeste de Mianmar, Nepal e Butão. Atualmente ainda restam populações espalhadas em vários pontos da Índia e países vizinhos. Encontra-se extinto no Paquistão.
É o mais famoso dos tigres. com pêlos curtos alaranjados e listras pretas, é o que mais aparece em livros e filmes e o mais comum em zoológicos. Ele salta à longas distâncias, é ágil e bem veloz.
Seu corpo, tem cerca de 20 listras transversais. As patas e a parte de baixo das pernas são brancas. O tigre-bengala vive principalmente em florestas da Índia, mas também em algumas regiões do Nepal e do Butão.
Com tanto pêlo, ele não gosta muito de calor e no verão fica sempre perto da água. Por isso, é um nadador de primeira. É também um excelente caçador e alimenta-se de bichos pequenos como veados, macacos e aves e ataca outros maiores como filhotes de elefantes.
Essa subespécie tem uma característica bastante curiosa e exclusiva: existe um tipo de mutante do tigre-de-bengala muito raro, que nasce branco, com listras marrons e olhos azul-claros.
Há outra variação ainda mais rara: os tigres totalmente pretos, que já foram avistados por pesquisadores, mas até agora não foram fotografados.

Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Fugindo do assunto... E indo para Cães!

De vez em quando é melhor fugir um pouquinho da tristeza nas pessoas por causa da extinção dos animais, né? Pois então vamos falar de bichos de estimação...




Sobre o Scottish Terrier
:
É uma raça reservada e independente, mas corajoso e extremamente inteligente. É um excelente companheiro, rápido, ativo, e ficou famoso por causa da embalagem de whisky escocês.

"É um cão amável, leal, corajoso, sempre alerta, mas não agressivo."

O Scottish Terrier tem as orelhas eretas olhas de formato amendoado, castanho-escuros, e rabo de tamanho moderado. Tem uma pelagem dupla, bem aderente ao corpo, com sub-pêlo curto, denso e macio, e uma proteção impermeável. Suas cores geralmente são preto, brindle ou trigo.
De porte médio, ele mede 25,4 à 28 cm na altura da cernelha, e pesa de 8,4 à 10kg, de acordo com o padrão oficial internacional da raça.


Sobre o Dogue Alemão:
De ínicio para os que não sabem, o Dogue Alemão é a raça do famoso personagem de Hanna-Barbera, Scooby-Doo. Diferentes? Também acho, mas é verdade, o Dogue Alemão é a raça do Scooby.
Este maravilhoso gigante é um cão de origem alemã, que hoje em é criado em canis especializados por muitos países do mundo com grande mérito.
O Dogue Alemão reúne na sua nobre aparência de constituição robusta e bem delineada, ferocidade, força e elegância.
Destaca-se por sua cabeça expressiva e não revela nervosismo algum, nem sequer nas grandes manifestações afetivas. Exibe-se nobremente ante seus observadores. Seu caráter é essencialmente amistoso, afetuoso com os familiares, em particular com as crianças, esquivo e desconfiado com estranhos. O pêlo é muito curto e espesso, é aderente e reluzente. A cauda é de comprimento médio e os olhos são bem enquadrados, de tamanho médio, redondos, com expressão vivaz e inteligente. A mínima altura para os machos é de 80 cm na altura da cernelha, e as fêmeas devem medir, pelo menos, 72 cm. É desejável, entretanto que esse limite seja superado.



Fonte: Guia de Raças (www.guiaderacas.com.br)

O resumo sobre o Panda-vermelho...



O Panda-vermelho ou Panda-pequeno, também é conhecido por Raposa-de-fogo e Gato-de-fogo, é um pequeno mamífero arborícola e a única espécie do gênero Airulus.
É nativo das regiões montanhosas do Himalaia do sul da China, e está associado às florestas temperadas de altitude e a bambuzais. Possui uma coloração castanho-avermelhada característica, cauda comprida e felpuda e um andar gingado por ter os membros dianteiros encurtados. É solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno. Alimenta-se principalmente de bambu, porém, por ser onívoro, pode ingerir ovos, pássaros, insetos e pequenos mamíferos.
Está ameaçado de extinção na natureza, devido à destruição do habitat pela expansão humana, da agricultura, da pecuária e do extrativismo de recursos naturais. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a redução da população de pandas. É um animal comum em zoológicos, principalmente da América do Norte e Europa, reproduzindo-se bem em cativeiro.

Fonte: Wikipédia. Para saber mais visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Panda-vermelho

Sobre o Jacaré-de-papo-amarelo...


O Jacaré-de-papo-amarelo é uma espécie de réptil pouco ameaçada de extinção na natureza. É encontrado em algumas regiões da America do Sul e em grande parte do Brasil. Habita as florestas tropicais, preferindo as áreas de baixada, com suas lagoas, lagos e rios. Carnívoro, vive aproximadamente 50 anos.
São conhecidos por esse nome, porque na fase do acasalamento eles costumam ficar com a parte do papo amarelada.
Seu nome científico é Caiman latirostris.
Mede em média entre 1,5 m e 2,5 m mas já foram capturados exemplares com mais de 3,5 m. Caracterizam-se por possuírem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade.
Estes animais costumam se alimentar de crustáceos e pequenos mamíferos; eventualmente os exemplares maiores podem atacar presas maiores. Seu alimento principal são certos moluscos gastrópodes disseminadores de algumas moléstias nas populações ribeirinhas.
O acasalamento ocorre na terra ou em charcos com pouca água. A fêmea coloca em média, 25 ovos num ninho construído entre a vegetação, próximo à água, e cobre os mesmos com folhas secas e areia. Após a postura, a fêmea torna-se mais agressiva e nunca se afasta dos ovos, pois, estes podem ser predados por animais como o teiú, o quati e o guaxinim. Quando nascem, após cerca de 75 dias, os filhotes se dirigem rapidamente para a água, fugindo de predadores como gaviões e outras aves.

Fonte: Wikipédia.